Como Instalar Zsh E Oh My Zsh No Windows 10 | All Global
Tech News

Como instalar zsh e Oh My Zsh no Windows 10

Como instalar zsh e Oh My Zsh no Windows 10;- Se você está vindo para o Windows do macOS ou Linux, pode perder a poderosa funcionalidade da linha de comando do UNIX ou “shell”.

Como instalar zsh e Oh My Zsh no Windows 10

O Windows não vem com o shell UNIX habilitado por padrão, mas você pode facilmente obter um shell em execução no Windows e até mesmo estender o poder do shell com zsh.

O que é zsh?

zsh, também chamado de “Z-shell”, é uma versão mais poderosa do Bash, o shell padrão que vem nos sistemas Linux e macOS. O zsh permite aos usuários estender a aparência e a funcionalidade de seu shell com scripts, plug-ins e muito mais. Há uma ampla comunidade de desenvolvedores que criaram plug-ins incrivelmente úteis para zsh, e você também pode codificar suas próprias extensões e plug-ins. Se você passa muito tempo no terminal, é uma ótima maneira de melhorar sua qualidade de vida.

Ativando o Bash

Antes de instalarmos zsh ou Oh My Zsh, precisamos primeiro habilitar o shell padrão chamado Bash. Isso costumava exigir programas de terceiros como Cygwin, e você ainda pode fazer dessa forma. No entanto, o Windows 10 agora vem com um subsistema Linux que é desativado por padrão. Se o ligarmos, poderemos executar o Bash no Windows usando pacotes de software nativos.

1. Abra Configurações e clique em “Atualizações e segurança”.

2. Clique em “Para desenvolvedores” na barra lateral e, em seguida, clique no botão de opção ao lado de “Modo de desenvolvedor”.

3. Na janela pop-up, clique em “Sim” para continuar habilitando o modo de desenvolvedor.

4. Abra o Painel de Controle e navegue até o menu “Programas e Recursos”.

5. Clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows” na barra lateral.

6. Role para baixo e marque a caixa de seleção ao lado de “Subsistema Windows para Linux (Beta)” para habilitar o subsistema Linux. Em seguida, clique no botão “OK”.

7. Espere o instalador terminar.

8. Quando o instalador terminar, clique em “Reiniciar agora” para reiniciar o computador e concluir a instalação.

9. Depois de reiniciar o computador, digite “bash” no menu Iniciar e execute o script bash.

10. Isso abrirá um prompt de comando e concluirá a instalação do UNIX e Bash. Digite a tecla “y” e pressione “Enter” para confirmar a instalação dos componentes restantes.

11. Aguarde enquanto os componentes restantes são baixados e configurados.

12. Quando solicitado, crie um nome de usuário para Bash e UNIX.

13. Digite uma senha que você usará para Bash e UNIX. Você não verá nenhum caractere aparecer enquanto digita, mas eles estão sendo salvos. Pressione Enter.”

14. Quando a instalação for concluída, você retornará ao prompt de comando. Já pode fechar esta janela.

Instalando zsh no Windows 10

Agora que temos um shell no Windows, nossa próxima etapa é instalar o zsh. Usaremos o gerenciador de pacotes “apt-get” para fazer o download e instalá-lo.

1. Abra o Bash no menu Iniciar.

2. Digite o seguinte comando no prompt de comando e pressione “Enter:”

3. Digite sua senha Bash / UNIX quando solicitado e pressione “Enter”.

4. Quando solicitado, digite “Y” e pressione “Enter” para continuar a instalação.

5. Quando a instalação for concluída, você retornará ao prompt de comando.

Usando zsh no Windows 10

Agora que instalamos o zsh, podemos começar a usá-lo.

1. Abra o Bash no menu Iniciar.

2. Digite zsh e pressione “Enter”.

3. Na primeira execução, você precisará passar por algumas opções de configuração do zsh. Há um monte lá, mas recomendamos realmente olhar todas as informações e escolher as opções que você gosta. Se você não tiver certeza do que escolher, basta pressionar a tecla “2” para aceitar a configuração padrão.

4. Quando a configuração estiver concluída, você retornará ao prompt de comando zsh.

Instalando Oh My Zsh no Windows 10

Agora que o zsh está instalado, podemos instalar Oh meu zsh. Se você não está familiarizado com Oh My Zsh, o desenvolvedor o diz melhor: “Oh-My-Zsh é uma estrutura de código-fonte aberto voltada para a comunidade para gerenciar sua configuração zsh.”Ele também vem com mais de 200 plug-ins e 140 temas para zsh, estendendo a funcionalidade e tornando sua linha de comando mais fácil de personalizar.

1. Abra o Bash no menu Iniciar.

2. Use o seguinte comando para baixar e instalar o git, um pré-requisito para instalar o Oh My Zsh:

3. Assim que o git estiver instalado, podemos baixar e instalar o Oh My Zsh. Para fazer isso, copie e cole o seguinte comando em sua linha de comando e pressione “Enter”.

Observe que você pode colar rapidamente na linha de comando zsh selecionando a janela Xsh e clicando com o botão direito.

4. Digite sua senha Bash / UNIX quando solicitado e pressione “Enter”.

5. Quando a instalação for concluída, você verá a arte ASCII de Oh My Zsh.

Conclusão

Depois de instalar o zsh e o Oh My Zsh, você pode usar os dois como faria em um sistema UNIX. Se você quiser saber mais, você pode verificar guia do usuário online do zsh e Wikis de Oh My Zsh.

About the author

Avatar Of Allglobalupdates

allglobalupdates

All global Updates was established in 2017, and since then we have developed into a renowned group of passionate Content Creators. We concentrate on newsworthy topics in the fields of Finance, Tech, education, Business, Careers, entertainment, and sports. We also create captivating human interest stories and informative content.

Leave a Comment